quinta-feira, 9 de maio de 2013

Propedêutica - I

el-pensador-o-escultura-antropomorfa-masculina-arrodillada-                Cultura Nok. Atribuida al subestilo Katsina Ala.
Procedencia: Nigeria/Cronología: siglo V a.C - siglo V d.C












Razões suficientes para me aventurar nesta empresa, seja ela um ciber-espaço para futuras atualizações, ou o acompanhamento de investigações de fundo crítico-sócio-histórico-literário, ainda que em forma embrionária, encontram sua gênese, em opiniões que por algum motivo aleatório, se apresentaram como possíveis pontos de vista com os quais não compartilho, ou melhor, não me permito ingenuamente reproduzir.

Internet a fora, surfam por aí dizendo que há um abismo entre as ciências sociais, em especial a sociologia, e a arte literária, e que é aparentemente uma via imarcescível para dissoluções para problemas estéticos ou de crítica literária sólida, que possa comportar questões acerca do fazer artístico da literatura.

Modestamente, não sei se é caso de tomar partido nesse momento ou se é um instante para fazer uma avaliação de que correntes de pensamento tem ocupado o território de conjecturas conceituais e teóricas no campo dos estudos literários, ao meu ver um dos segmentos do campo da Sociologia da Arte, ramo aliás, ao qual eu tenho recentemente me dedicado com certo cuidado e ressalvas, porém no entanto, não tenho deixado de realizar, por ora, incursões em terreno tão extraordinário, quanto por demais complexo.

As "razões" que motivaram a criação desse blog serão descobertas ao decorrer dos posts, o que, no entanto, não impede que eu, por enquanto, possa esclarecer que além de ter a comum ideia de compartilhar, com quem interessar possa, leituras e posteriores olhares sobre estas, fica claro que o exercício de estudar temas e autores de relativo interesse, sirva como uma postura de iniciação ao campo em observação.



0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial